Considerado por muitos o pai do controle de qualidade moderno, William Edwards Deming (1900-1993) escreveu no ano de 1950 a seguinte frase:
“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia” W. Deming (1950)
Sob essa perspectiva utilizando o modelo “Ciclo de Shewhart” ou como mundialmente conhecido por Ciclo PDCA, Deming, revolucionou o mercado japonês no período pós segunda guerra mundial, auxiliando altos executivos a melhorar projetos, ter qualidade nos produtos, testes e vendas. Trazendo métodos inovadores como análises estatísticas, variantes e testes de hipótese, ajudou a tornar a indústria japonesa em uma notória referência de qualidade e inovação até os dias atuais.
O que fica claro, é que as contribuições de Deming, foram possíveis graças a correta aplicação de modelos de planejamento e metódica análise de dados. Usar métricas e indicadores bem definidos e ter ferramentas de coleta, aferição e controle de informações é o que torna possível aos tomadores de decisão gerenciar, medir e definir onde recursos e esforços devem ser direcionados.
“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”
Com o passar do tempo e o advento das tecnologias modernas, houve mudanças que tornaram ainda mais desafiadoras as tarefas de geração, coleta e análise de dados. Uma vez que os mercados se tornaram globais e o volume de informações cresceu de forma exponencial num contexto globalizado, onde o mercado se ajusta para padrões de internacionalização de produtos, cultura, economia, política e sociedade num contexto geral.
No auxílio dessa difícil tarefa, executivos e decisores de maneira geral tem disponíveis várias opções de metodologias e ferramentas, para suprir a necessidade de maior controle no planejamento, execução, checagem, e tomada de decisão. Gerando cada vez mais volumes de dados relativos à produção, armazenagem, vendas, transporte, clientes, mercados, fornecedores, concorrentes etc. Correlacionar essa quantidade massiva de dados é primordial para gerir as corporações modernas em qualquer segmento.
Por consequência, é de extrema importância escolher as metodologias e ferramentas corretas para o planejamento, gestão, operacionalização, análise de dados e indicadores, como diferencial mercadológico e a correta leitura do que ocorre interna e externamente a corporação.
Marcus Vinícius Batista da Silva
Sócio Fundador da ITnext Soluções em Tecnologia.
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