A gestão do conhecimento envolve desde o planejamento estratégico da empresa, a captação e a geração de conhecimento destas, a forma de transferi-lo entre as pessoas envolvidas, ou seja, vários processos e operações do dia a dia organizacional. Essa forma de gestão estratégica pode ajudar na criação de vantagem sustentável e mais duradoura nos negócios que são extremamente mais competitivos, globalizados e tecnológicos atualmente.
Os gestores atuais precisam considerar o conhecimento como um importante recurso para as organizações, pois ele está presente em praticamente tudo nas empresas; desde as tecnologias utilizadas, equipamentos, procedimentos e as pessoas empregadas. O conhecimento organizacional está presente tanto nos documentos formais escritos como também nas rotinas e processos práticos de uma empresa.
Dessa forma, as corporações devem dar atenção para a existência do conhecimento codificado e do não codificado nas suas operações. O conhecimento não codificado, o também chamado tácito, é aquele relacionado à experiência das pessoas que o detém, e só pode ser alcançado através da aprendizagem e experiência dos indivíduos. Esse conhecimento é altamente integrado nos processos de trabalho da organização e não podem ser facilmente transferidos para outras unidades/filiais a não ser pela transferência e disseminação.
A transferência e a disseminação do conhecimento em uma corporação quando ocorrem levam ao processo de aprendizagem organizacional. Essa propagação acontece através da formação de lideranças e gestores, treinamentos das equipes, rotação das pessoas nas diferentes áreas e principalmente com a comunicação estruturada internamente.
A gestão do conhecimento e a aprendizagem organizacional são importantes para uma empresa manter ou melhorar o seu desempenho. Lembrando que as organizações também aprendem pela experiência, mas acima de tudo por processos estruturados que envolvem a aquisição, compartilhamento e utilização de conhecimentos na empresa.
Assim as empresas bem geridas devem estruturar esse aprendizado gerando conhecimento que serão transferidos para os seus funcionários. Cada vez mais as corporações dependem de profissionais preparados e competentes no desempenho de suas atividades profissionais para melhor atenderem suas demandas crescentes.
Prof. Dr. Rogério Stival Morgado
Graduado, mestre e doutor pela USP;
Professor universitário de extensão, graduação e pós-graduação,
Desenvolve assessoria de gestão e treinamentos em diversas empresas.